Aos 30 (trinta) dias do mês de outubro do ano de 1994 (mil novecentos e noventa e quatro) à Av. Lacerda Franco, nº 1.833, Bairro Aclimação, na cidade de São Paulo, Capital, Estado de São Paulo, com a presença de 105 (cento e cinco) pessoas, todas brasileiras, maiores, eleitores e portadoras de seus respectivos títulos de eleitor e em pleno gozo de seus direitos políticos, foi instalada às 9:00 horas a reunião para fundação do Partido Social Liberal – PSL de acordo com a legislação atual e vigente. A assembléia previamente convocada teve na sua pauta de trabalho os seguintes itens: a) – Discussão e aprovação do Manifesto, b) – Discussão e aprovação do Programa Partidário, c) – Discussão e Aprovação do Estatuto e d) – Eleição de uma Comissão Diretora Nacional Provisória. Por indicação do Sr. Roberto de Cleva, que dirigiu as preliminares reuniões que antecederam à presente para presidir os trabalhos, foi convidado o Sr. Taciano Varro Filho que recebeu a aprovação unânime dos presentes. Tomando assento na Presidência, convidou para secretariar os trabalhos o Sr. Luiz Carlos Nogueira. Em seguida, para compor a mesa o Sr. Presidente convidou as seguintes pessoas Srta. Roseclaudia Donato de Oliveira, Sra. Gláucia Leis Soares Saes, Antonia Kuntz, Srs. Ubirajara Guarany e Roberto Cleva. Prosseguindo, o Sr. Presidente solicitou a leitura da Ordem do Dia com a pauta dos trabalhos da reunião para fundação do PARTIDO SOCIAL LIBERAL – PSL, da qual constava a designação do local e hora da reunião, os diversos itens que a compunham, bem como todos os demais elementos jurídicos fundados na legislação pertinente (Lei Orgânica dos Partidos Políticos), demais normas legais e Resoluções do Egrégio Tribunal Superior Eleitoral. Com a palavra, o Sr. Presidente comentou a grave situação que se encontra o País notadamente no que se refere a segurança da sociedade, conclamando a todos para buscar o caminho da solução, concluindo por facultar a palavra aos presentes. Pela ordem, foi dada a palavra ao Sr. Roberto de Cleva que teceu comentários sobre a necessidade da organização de um Partido verdadeiramente liberal, defendendo a liberdade, a democracia, a Justiça e acima de tudo a oportunidade de todos produzirem sem a tutela do Estado. Disse mais o orador que o momento brasileiro, mais do que necessita exige uma mudança no conceito de Estado, sem o que nenhuma forma ou sistema econômico o levará ao êxito que todos perseguem e esperam.
DO REGISTRO DEFINITIVO: Concessão requerida através do Processo 280, sendo deferido em sessão do dia 02 de Junho de 1998, nos termos da Resolução 20.211/TSE, publicada do Diário da Justiça de 23 de Junho de 1998.
O PSL E SUA EVOLUÇÃO
* Criado em 30.11.1994.
* Em 1995 foi eleita a 1ª Direção Nacional do PSL com Romeu Tuma na Presidência e Luciano Bivar na Vice-Presidência.
* Em 1996 foi realizada a 1ª Convenção Nacional que iniciou a organização do PSL em todo o Brasil. Realizou-se Convenções Estaduais em 12 Estados.
* Em 1997 Luciano Bivar assumiu a Presidência Nacional quando o Senador Romeu Tuma migrou para o então PFL, hoje DEMOCRATAS (DEM).
* Em 02 de Junho de 1998, um dia histórico para nosso Partido, conseguimos o Registro Definitivo de nossa sigla no Tribunal Superior Eleitoral.
* Em 2003 foi criado o Instituto MILTON BIVAR, que tem como objetivo promover pesquisas, doutrinação e educação política.
* Hoje o PSL está constituído em todo o território nacional e se faz presente em mais de 2.000 municípios.
* O PSL tem sua IDEOLOGIA pautada pelo SOCIAL-LIBERALISMO, defendendo uma menor participação do Estado na Economia, mas com o direcionamento total dos recursos arrecadados pelo Estado para a SAÚDE, a EDUCAÇÃO e a SEGURANÇA.
A visão do PSL NACIONAL e de todos os DIRETÓRIOS E COMISSÕES PROVISÓRIAS ESTADUAIS é a de buscar, cada vez mais, o crescimento e o fortalecimento de nossa sigla em todos os municípios brasileiros.
Nossa prioridade para 2010 é eleger uma significativa bancada de DEPUTADOS FEDERAIS, sem nos esquecer dos DEPUTADOS ESTADUAIS.
DESEMPENHO ELEITORAL
- BRASIL -
1996 – 11 Prefeitos Eleitos - 320 Vereadores Eleitos
1998 – 01 Deputado Federal Eleito – LUCIANO BIVAR – Pernambuco – PE
10 Deputados Estaduais Eleitos – AL (03), AP (01), PB (01), PE (01) e RR (04).
2000 – 26 Prefeitos Eleitos
487 Vereadores Eleitos
2002 – 01 Governador Eleito – FLAMARION PORTELA – Roraima
01 Deputado Federal eleito - LINCOLN DINIZ PORTELA - Minas Gerais
13 Deputados Estaduais Eleitos – AL (01), CE (01), MS (02), PE (01), (02), RJ (02), RR (03) e RO (01).
2004 – 25 Prefeitos Eleitos
http://www.psl-sp.org/